quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Homeopatia Distúrbios de Comportamento e Deficiência Mental

Nascer Diferente
Quando a mulher engravida, uma das preocupações dos futuros pais é a saúde do seu bebé. Alteram-se hábitos de vida, tomam-se cuidados redobrados com a alimentação e com os locais que se frequentam, na procura de uma vida mais saudável em que não faltam as caminhadas ao ar livre longe dos ambientes poluídos da cidade. Tudo isto para que o bebé nasça cheio de saúde e energia.
Durante os cerca de 9 meses de gestação criam-se muitas expectativas acerca do novo ser que vai chegar.
Como será? Será louro, moreno e os olhos, qual será a cor? Será rapaz ou rapariga? Parecido com o pai ou com a mãe? Será que vai correr tudo bem? São inúmeras as interrogações, as dúvidas e as preocupações dos pais ……...
Apesar de todos os exames clínicos que existem para despiste de qualquer má formação do bebé, a maior preocupação dos pais quando o bebé nasce é perceber se o seu filho é realmente “perfeitinho”.
Infelizmente, nem sempre as coisas correm como seria normal e desejável e nasce uma criança diferente, uma criança especial, que como todas as crianças deve ser amada e cuidada com todo o carinho e amor não só dos pais, mas também da família e de todos os que a rodeiam.
Outras há, que nascem sem qualquer indício de anomalia e que durante os primeiros meses ou até anos de vida, aparentam um desenvolvimento normal, até que um dia, de repente tudo muda. É como se um interruptor se desligasse. Os distúrbios físicos e de comportamento manifestam-se, o processo de desenvolvimento que até então estava dentro de todos os parâmetros normais para a idade, torna-se mais lento, verificam-se maiores dificuldades na aquisição de conhecimentos e muitas vezes quase de um momento para o outro, a criança regride drasticamente, como se tudo o que aprendeu, de repente entrasse para uma caixinha e fosse fechado a cadeado para não poder ser mais utilizado.
Depois do choque inicial do diagnóstico, em qualquer das situações, são muitos e variados os sentimentos e os medos que a mãe e o pai experimentam. É uma mistura de interrogações, de sentimentos e de medos, muitas vezes contraditórios, mas há que seguir em frente, caminhar e lutar, para proporcionar a melhor qualidade de vida possível à criança. É meu filho e por ele faço tudo.

Homeopatia, em que pode ajudar?
Também estas crianças “especiais”, “diferentes mas iguais”, que na sua maioria nascem com fragilidades tanto físicas como mentais, são muito beneficiadas quando se associa o tratamento homeopático a terapias direccionadas para o desenvolvimento e comportamento da criança.
Exceptuando as intervenções cirúrgicas, com frequência necessárias para tratar problemas estruturais, como cardíacos ou gastrointestinais entre outros, a homeopatia ajuda com bastante sucesso em todos os problemas de saúde da criança, tal e qual como ajuda qualquer outra criança.
Problemas respiratórios, ouvidos, eczemas, alergias e até de desenvolvimento e comportamento, podem ser tratados com sucesso pela homeopatia.
Estas crianças, apesar das suas “diferenças”, são crianças como as outras e também elas e sobretudo elas, que muitas vezes têm um sistema imunitário muito frágil, podem beneficiar muito com o tratamento homeopático, a Homeopatia é na maior parte das vezes a melhor opção.


O que é a Homeopatia
A Homeopatia é um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei da Semelhança.
Segundo esta lei, o semelhante cura-se pelo semelhante, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem são) os mesmos sintomas que o doente apresenta.
Homeopatia é uma ciência e uma arte baseada nas leis da natureza para a cura, ao contrário da alopatia a medicina oficial da época em que viveu Dr. Hahnemann.
O termo HOMEOPATIA foi criado por Samuel Hahnemann, tem origem grega, vem de "Homeos" = semelhante e "Pathos" = doença, patologia e significa patologia semelhante. Ao contrário, o termo ALOPATIA vem "Ayos" = diferente, contrário e "Pathos" = doença, patologia.
Por exemplo: Se uma pessoa sã ingerir doses tóxicas de uma certa substância, irá apresentar sintomas como dores gástricas, vómitos e diarreia. Se, por outro lado, for administrada essa mesma substância, preparada homeopaticamente, ao doente que apresenta dores gástricas, vómitos e diarreia, com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obtém-se como resultado a cura desses sintomas.
Samuel Hahnemann nasceu em Meissen, no dia 10 de Abril de 1755 e faleceu em Paris, a 2 de Julho de 1843.
Estudou medicina em Leipzig e após vários anos de clínica, constatou a impossibilidade que havia na altura de minimizar os males e o sofrimento dos que o procuravam em busca da cura. O Dr. Hahnemann, era um médico sensível e humanista, descontente perante a medicina anti-vitalista e brutal do seu tempo que, considerava o ser humano como um aglomerado de partes,
Os métodos de tratamento utilizados na época, em vez de curarem, debilitavam ainda mais o paciente, utilizavam-se terapêuticas muito agressivas e pouco racionais. O descontentamento fê-lo desistir de praticar medicina e dedicar-se à tradução de livros.
Foi ao traduzir a Matéria Médica de Cullen (médico inglês), ficou admirado com a sintomatologia produzida pela substancia “China del Peru” quando tomada em quantidades excessivas (intoxicação). O que lhe chamou à atenção foi o facto de que estes sintomas correspondiam aos produzidos pela malária, doença para a qual a china é a substância indicada para o seu tratamento. A partir daí pensou na possibilidade de outras substâncias terem as mesmas propriedades, ou seja: PRODUZIREM SINTOMAS E ESTES CURAREM SINTOMAS PARECIDOS DAS DOENÇAS NATURAIS. Isto foi descrito mais tarde como a LEI DA SEMELHANÇA ou a LEI DA CURA. O "semelhante pode ser curado pelo semelhante" ("SIMILIA SIMILIBUS CURANTUR").

Sem comentários:

Enviar um comentário