O que é o Autismo - Transtorno ou Distúrbio do Espectro Autista
O Autismo, também chamado Transtorno ou Distúrbio do Espectro Autista, é um distúrbio no desenvolvimento, que resulta de uma disfunção neurológica que afecta o funcionamento normal do cérebro, caracterizada por dificuldade na interacção social, comunicação, concentração, por comportamento compulsivo e repetitivo (ritualista) em que a criança, geralmente, não desenvolve uma inteligência normal.
A incidência deste distúrbio é duas a quatro vezes maior, em crianças do sexo masculino do que nas do sexo feminino e manifesta-se durante os primeiros anos de vida, geralmente até aos 3 anos.
É uma patologia diferente do atraso mental ou da lesão cerebral, uma criança autista não tem que ter forçosamente um atraso mental ou sofrer de alguma lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo, também possam ser afectadas por essas ou outras deficiências.
Todas as crianças com, pré-disposição genética, quando expostas a choques violentos, quer provenham de agressões físicas, como as causadas por intoxicação orgânica e intolerância (por vacinas, ambientais, alimentares ou outros factores), como emocionais (choque emocional ou viver num meio disfuncional que afecta a criança), quer sejam “normais” ou portadoras de “deficiência”, podem desenvolver Transtorno ou Distúrbio do Espectro Autista.
O autismo varia muito em termos de gravidade e afecta as pessoas de diferente maneira, é por isso que se diz que se manifesta em espectro. Os casos mais graves caracterizam-se por total ausência de discurso para a vida, por um discurso muito repetitivo e descontextualizado incomum, com tendência a comportamentos auto-destrutivos e agressivos. No entanto, as formas mais subtis de autismo (síndrome de Asperger, autismo de alta funcionalidade) podem ser quase imperceptíveis e frequentemente confundidas com timidez, falta de atenção e excentricidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário